Um problema grave que nunca vem só

Como todos os roedores estas espécies são omnívoras logo, podem comer quaisquer tipos de alimentos.

São habitualmente vistos durante o dia quando o grau de infestação é muito grave, um casal de ratinhos domésticos pode originar no mesmo período cerca de 200 novos indivíduos.

Os roedores, ratos e ratazanas, são potenciais veículos de transmissão e disseminação de doenças graves, a atuação na prevenção e controlo é essencial.

Para além das questões sanitárias, estes animais podem causar danos materiais consideráveis relacionados com a danificação de cabos elétricos, mobiliários, documentos, stocks de mercadorias, paredes e pavimentos.

O serviço de controlo e prevenção de roedores caracteriza-se pela avaliação e identificação de barreiras físicas que dificultem o acesso e permanência no interior das instalações e imediações, bem como a utilização de rodenticidas, tóxicos e/ou não tóxicos, aplicados em postos de engodo colocados em sítios estratégicos e consequente controlo e inspeção periódica dos mesmos.

PRODUTOS RODENTICIDAS

A eliminação e controlo dos roedores incluem a utilização de anticoagulantes de 1ª geração (rodenticidas de ingestão múltipla, consumo de várias tomas até atingir a dose letal), de 2ª e 3ª gerações (dose letal com uma única ingestão), dependendo das características dos espaços a tratar e tipo de pragas.

No setor alimentar são utilizados produtos específicos, não tóxicos, em conformidade com os requisitos definidos para este setor.

Os ratos são vetores de contaminação para o ser humano, podendo transmitir graves doenças:

INFECÇÕES INTESTINAIS
Os ratos são portadores de Salmonelas, bactéria responsável por infeções intestinais do tipo tifóide, que se transmitem ao ser humano através de alimentos contaminados.
LEPTOSPIROSE
A doença mais grave transmitida por ratos na Europa.
É frequente entre agricultores e trabalhadores de pecuárias, ou em pessoas que laborem em áreas molhadas.
A doença é provocada por uma Leptospira, um organismo que se encontra no sangue ou urina dos ratos.
O Homem é contaminado pelo contacto com a água ou matérias recentemente contaminadas por urina ou sangue, por alimentos contaminados ou pela mordedura.
TRIQUINOSE
Doença que se transmite a porcos e destes ao Homem, não sendo rara a sua incidência em humanos.
PESTE NEGRA OU BUBÓNICA
Doença transmitida pela pulga do rato.
TIFO MURINO
Doença transmitida pelo piolho do rato.

A maior parte das ocasiões em que se declaram infestações graves nas instalações, quer sejam fábricas, restaurantes, hospitais ou casas de habitação, é o próprio homem que propicia canais de entrada para estes animais.

Sinais de infestação

Encontrar sinais de Ratos, como excrementos, pode indicar uma infestação activa.
1.

Existência de excrementos

Sintoma mais comum de uma infestação.

2.

Sons noturnos

Durante a noite, que é quando os Ratos estão mais ativos. Estes ruídos são causados pelas unhas dos Ratos quando os mesmos se deslocam, arranham ou roem objectos.

3.

Pegadas

em zonas de pó

4.

Manchas

causados pela pele dos Ratos roçarem constantemente contra paredes, pisos e rodapés, em rotas regulares.

5.

Ninhos

Os ninhos ficam escondidos quase sempre em locais tranquilos, muitas vezes têm crias

6.

Odor

Muito desagradável e característico

Formas de prevenir o seu aparecimento

Sempre que possível os alimentos devem ser armazenados em recipientes de metal ou plástico. Limpe regularmente os fogões, frigoríficos e armários e utensílios em geral.
Aliado aos lixos mal-acondicionados, contribuem decisivamente para o início da infestação.

A vedação de buracos, portas, fendas e quaisquer outros locais de entrada de ratos, qualquer buraco maior do que 5 mm irá permitir acesso aos Ratos, assim como portões abertos.

Os alimentos destinados a animais domésticos dever ser retirados durante a noite, por apresentarem um grande atrativo a esses roedores, e podendo assim passar doenças a seu animal.

Manter cultivos e jardins sempre bem aparados e bem cuidados, sem amontoados de vegetação.

Proteja a saúde dos que o rodeiam e a imagem do seu negócio.
Contacte-nos já e tenha a solução mais rápida, discreta e eficaz.

pedir orçamento grátis